P = Pergunta R = Resposta
NATUREZA HUMANA
P: O que somos por natureza?
R: Somos uma parte da criação de
Deus, feitos na imagem de Deus. (Gênesis 1.26)
P: O que significa ser criado à
imagem de Deus?
R: Significa que somos livres
para fazer escolhas; para amar, criar, raciocinar e viver em harmonia com a
criação de Deus.
P: Por que razão vivemos
separados de Deus e em desarmonia com a criação?
R: Desde o principio, os seres
humanos têm abusado da sua liberdade e feito escolhas erradas. (Gênesis 6.5)
P: Qual a razão de não usarmos a
nossa liberdade como devemos?
R: Nos rebelamos contra Deus e
nos colocamos no mesmo lugar de Deus. (Daniel 9.5-6)
P: Que auxílio há para nós?
R: O nosso auxílio está em Deus.
(Salmo 121.2)
P: De que maneira Deus nos ajudou
inicialmente?
R: A princípio, Deus nos auxiliou
revelando-se a si mesmo e a sua vontade, através da natureza e da história, por
meio de muitos videntes e santos e, especialmente, pelos profetas de Israel.
(Salmo 19.1; Hebreus 1.1)
DEUS
PAI
P: O que aprendemos na revelação
a Israel acerca de Deus como criador?
R: Aprendemos que existe um só
Deus, Pai Onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e
invisíveis. (Gênesis 1.1; Colossenses 1.15-17)
P: O que significa isto?
R: Significa que o universo é
bom, sendo a obra de um só Deus de amor, que o cria, sustenta e dirige (Gênesis
1.31)
P: O que isso significa em
relação ao nosso lugar no Universo?
R: Significa que o mundo pertence
ao seu criador e que nós somos chamados para desfrutá-lo e conservá-lo segundo
os propósitos de Deus. (Gênesis 1.27-28; Salmo 24.1)
P: O que isso significa com
respeito à vida humana?
R: Significa que todos os homens
merecem respeito e honra, pois todos são criados à imagem de Deus e todos podem
responder ao amor de Deus. (S. Mateus 5.44-45, 25.40; Romanos 12.9, 13.7)
P: Como nos foi transmitida esta
revelação?
R: Esta revelação nos foi
transmitida através de uma comunidade criada por uma aliança com Deus. (Êxodo
19.3-9; Romanos 3.1-2)
A
ANTIGA ALIANÇA
P: O que quer dizer Aliança com
Deus?
R: A Aliança é uma relação
iniciada por Deus, a qual um grupo de pessoas responde por fé.
P: O que é a Antiga Aliança?
R: A Antiga Aliança é aquela
estabelecida por Deus com o povo hebreu. (Êxodo 24.8)
P: O que foi prometido por Deus?
R: Deus lhe prometeu que seria o
seu povo a fim de trazer a si mesmo todas as nações do mundo. (Isaias 2.2-5)
P: Qual a resposta que Deus
requereu do seu povo escolhido?
R: Deus requereu que o seu povo
escolhido fosse fiel, que amasse a Justiça, praticasse a misericórdia e andasse
humildemente com o seu Deus. (Miquéias 6.8)
P: Onde encontramos a Antiga
Aliança?
R: A Aliança com o povo hebreu é
encontrada nos livros que chamamos de ANTIGO TESTAMENTO.
P: Onde, no ANTIGO TESTAMENTO, é
mostrada a vontade de Deus para nós com maior clareza?
R: A vontade de Deus para nós é
mostrada com a maior clareza nos Dez Mandamentos.
OS
DEZ MANDAMENTOS
P: O que são os Dez Mandamentos?
R: Os Dez Mandamentos são as leis
dadas a Moisés e ao povo de Israel.
P: O que aprendemos destes
Mandamentos?
R: Aprendemos duas coisas: o
nosso dever para com Deus e o nosso dever para com o próximo.
P: Qual é o nosso dever para com
Deus?
R: O nosso dever é crer e confiar
nele.
I – Amar e obedecer a Deus e
levar os outros a conhecê-lo;
II – Jamais colocar alguma coisa
no lugar de Deus;
III – Manifestar respeito a Deus
por pensamentos, palavras e ações;
IV – Reservar tempo especifico
para a adoração, a oração e o estudo dos caminhos de Deus.(Hebreus 11.6; Salmo
9.10; Jeremias 17.7; Romanos 1.16)
P: Qual o nosso dever para com o
próximo?
R: O nosso dever para com o
próximo é amá-lo como a nós mesmos, fazendo aos outros o que gostaríamos que
fizessem a nós.
V – Amar, honrar e obedecer aos
nossos pais e à nossa família; honrar as autoridades e atendê-las nas suas exigências
justas;
VI – Manter respeito pela vida
que Deus nos deu; trabalhar e orar pela paz; não conservar no coração maldade,
preconceito ou ódio; ser compassivo para com todas as criaturas de Deus;
VII – Fazer uso dos desejos da
carne segundo a intenção de Deus;
VIII – Ser honesto e justo nos
negócios; promover e justiça, a liberdade e o que é necessário para a vida de
todos, bem como usar os nossos talentos e bens conscientes de que vamos prestar
contas a Deus.
IX – Falar a verdade e não
enganar os outros por nosso silêncio.
X – Resistir a tentação à cobiça,
à ganância e à inveja; nos regozijar com os dons e graças dos outros; cumprir o
nosso dever por amor a Deus que nos chama à comunhão com ele próprio. (Marcos
12.31; Lucas 6.21)
P: Qual é o propósito dos Dez
Mandamentos?
R: Os Dez Mandamentos foram dados
para definir a nossa relação com Deus e com o nosso próximo. (Êxodo 20.1-17)
P: Desde que não os obedecemos
perfeitamente, possuem alguma utilidade?
R: Quando não os obedecemos
perfeitamente, percebemos com mais clareza o nosso pecado e a necessidade da
redenção (Romanos 3.19-20)
O
PECADO E A REDENÇÃO
P: O que é pecado?
R:Pecado é a busca da nossa
própria vontade no lugar da vontade de Deus, com os outros e com toda a
criação. (Gênesis 35)
P: De que maneira o pecado tem
poder sobre nós?
R: O pecado tem poder sobre nós
porque perdemos a nossa liberdade pela deformação de nossa relação com Deus.
(São João 8.34)
P: O que é redenção?
R: A redenção é o ato de Deus que
nos liberta do poder do mal, do pecado e da morte. (Romanos 3.23-24)
P: De que forma Deus nos preparou
para a redenção?
R: Deus enviou os profetas para
nos chamar para voltarmos a ele, nos mostrar a necessidade da redenção e
anunciar a vinda do Messias. (Hebreus 1.1-2)
P: O que quer dizer o Messias?
R: Messias é aquele enviado por
Deus para nos livrar do poder do pecado, a fim de vivermos pelo auxílio divino
em harmonia com Deus, conosco mesmo, com o nosso próximo e com toda a criação.
P: Quem cremos ser o Messias?
R: O Messias, ou Cristo, é Jesus
de Nazaré, o Filho único de Deus.
DEUS,
O FILHO
P: O que significa dizer que
Jesus é o único Filho de Deus?
R: Significa que Jesus é a única
imagem perfeita do Pai, que nos manifesta a natureza de Deus. (S. João 1.18;
Hebreus 1.3)
P: Qual é a natureza de Deus
manifestada por Jesus?
R: Deus é amor, é vida, é
justiça.
P: O que significa dizer que
Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e encarnou da Virgem Maria?
R: Significa que pela intervenção
de Deus, seu Filho divino recebeu a nossa natureza humana da Virgem Maria, sua
mãe. (S. Lucas 1.30-35)
P: Por que tomou a nossa natureza
humana?
R: O filho divino se tornou
humano para que nele os homens fossem adotados como filhos de Deus e se
tornassem herdeiros do Reino de Deus. (Gálatas 4.4-7; Romanos 8.15; Hebreus
2.14-18)
P: Qual é a grande importância do
sofrimento e da morte de Jesus?
R: Por sua obediência, até o
sofrimento e a morte, Jesus fez a oferta que nós não podíamos fazer; nele somos
libertados do poder do pecado e reconciliados com Deus. (Filipenses 2.7-11; II
Coríntios 5.19)
P: Qual é o significado da
ressurreição de Jesus?
R: Por sua ressurreição Jesus
venceu a morte e nos abriu o caminho da vida eterna. (I Corintios 15.20-28,
54-56; Romanos 6.5-11)
P: O que significa dizer que ele
desceu aos mortos?
R: Significa que ele foi aos que
partiram e lhes ofereceu também os benefícios da redenção. (Efésios 4.9-10; I
S. Pedro 3.18-21)
P: O que significa dizer que Ele
subiu ao céu e está sentado à direita do Pai?
R: Significa que Jesus levou a
nossa natureza humana ao céu, onde Ele reina com o Pai e intercede por nós.
(Hebreus 7.25; Atos 7.55-56; Romanos 8.34)
P: Como podemos ter parte na sua
vitória sobre o pecado, o sofrimento e a morte?
R: Temos parte na sua vitória
quando somos batizados na Nova Aliança e nos tornamos membros vivos de Cristo.
(Romanos 6.4-14; I Coríntios 12.13)
A
NOVA ALIANÇA
P: O que é a Nova Aliança?
R: A nova Aliança é novo vinculo
com Deus dado por Jesus Cristo, o Messias, aos apostólicos e, mediante os
mesmos, a todos os que crêem. (Hebreus 9.11-12)
P: O que foi prometido pelo
Messias na Nova Aliança?
R: Cristo prometeu levar-nos ao
Reino de Deus e proporcionar-nos a plenitude da vida. (S. João 10.9-10 e 27-28)
P: Que resposta Cristo requereu?
R: Cristo nos ordenou crer nele e
guardar os seus mandamentos. (S. João 6.40 e 15.10)
P: Quais são os mandamentos
ensinados por Cristo?
R: Cristo nos ensinou o Sumário
da Lei e nos deu o Novo Mandamento.
P: Qual é o Sumário da Lei?
R: Amarás ao Senhor teu Deus de
todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o
primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. (S. Mateus 22.37-40)
P: Qual é o Novo Mandamento?
R: O Novo Mandamento é que nos
amemos uns aos outros como Cristo nos amou. (S. João 13.34)
P: Onde achamos o que os cristãos
crêem acerca de Cristo?
R: O que os cristãos crêem acerca
de Cristo é achado nas Sagradas Escrituras e resumidos nos credos. (S. João
5.39)
OS
CREDOS
P: Que são os Credos?
R: Os Credos são declarações
daquilo que cremos basicamente sobre Deus.
P: Quantos Credos são usados pela
igreja na sua Liturgia?
R: A Igreja usa dois Credos; o
Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno.
P: Qual é o Credo dos Apóstolos?
R: O Credo dos Apóstolos é o
credo primitivo de Batismo; é usado nos ofícios diários da Igreja para recordar
a Aliança Batismal. (Examinar no Livro de Oração Comum, pág. 33)
P: Qual é o Credo Niceno?
R: O Credo Niceno é o Credo da
Igreja universal e é usado na Eucaristia. (Examinar no Livro de Oração Comum,
pág 72)
P: Qual é ainda o Credo de Santo
Atanásio ou Credo Atanasiano?
R: O Credo de Santo Atanásio é um
documento antigo que proclamava a natureza da Encarnação e de Deus como a
Trindade.
P: O que é a Trindade?
R: A Trindade é um só Deus: Pai,
Filho e Espírito Santo. (S. Mateus 28.19)
O
ESPÍRITO SANTO
P: Quem é o Espírito Santo?
R: O Espírito Santo é a terceira
pessoa da Trindade, Deus operando continuamente no mundo e na Igreja. (S. João
16.7-8)
P: De que forma o Espírito Santo
é revelado na Antiga Aliança?
R: O Espírito Santo é revelando
na Antiga Aliança como doador da vida, aquele que falou pelos profetas.
(Gênesis 1.2; Ezequiel 37.10; Isaias 61.1)
P: De que forma o Espírito Santo
é revelado na Nova Aliança?
R: O Espírito Santo é revelado
como o Senhor que nos guia a toda a verdade e nos possibilita crescer na
semelhança de Cristo. (S. João 16.13; II Corintios 3.17; Efésios 2.18, 4.3-6)
P: Como reconhecemos a presença
do Espírito Santo em nossas vidas?
R: Reconhecemos a presença do
Espírito Santo quando confessamos Jesus Cristo como Senhor e somos conduzidos
ao amor e à harmonia com Deus, conosco mesmo, com o nosso próximo e com toda a
criação. (I Coríntios 12.3-11; Gálatas 5.16-26; Romanos 8.26)
P: Como reconhecemos as verdades
ensinadas pelo Espírito Santo?
R: Reconhecemos as verdades
ensinadas pelo Espírito Santo quando estão de acordo com as Escrituras. (S.
João 14.26; S. Lucas 24.17-35; principalmente versos 27 e 32)
AS
SAGRADAS ESCRITURAS
P: O que são as Sagradas
Escrituras?
R: As Sagradas Escrituras, também
conhecidas como Bíblia, são os livros do Antigo e do Novo Testamento. Outros
livros chamados a Apócrifa (livros Apócrifos ou Deuterocanônicos) são incluídos
às vezes na Bíblia. (II Pedro 1.21; Hebreus 1.2-3; S. Lucas 24.44-45; S. João
2.22, 20.9)
P: O que é o Antigo Testamento?
R: O Antigo Testamento é composto
de livros escritos pelo povo da Antiga Aliança, sob a inspiração do Espírito
Santo, para mostrar Deus agindo na natureza e na história.
P: O que é o Novo Testamento?
R: O Novo Testamento é composto
de livros escritos pelo povo na Nova Aliança, sob a inspiração do Espírito
Santo, para anunciar a vida e os ensinamentos de Jesus e para proclamar as Boas
Novas do Reino a todos os homens.
P: O que é Apócrifa?
R: Apócrifa é uma coleção de
livros adicionais escritos pelo povo da Antiga Aliança, os quais são usados pela
Igreja Cristã (também chamados de Livros Deuterocanônicos).
P: Por que chamamos as Escrituras
Sagradas a palavra de Deus?
R: Nós as chamamos palavra de
Deus porque Deus inspirou os seus autores humanos e porque Deus nos fala ainda
hoje pela Bíblia. P: Como compreendemos a mensagem da Bíblia?
R: Compreendemos a mensagem da
Bíblia pelo auxílio do Espírito Santo, que guia a igreja na interpretação
verdadeira das Escrituras.
A
IGREJA
P: O que é a Igreja?
R: A Igreja é a comunidade da
Nova Aliança.
P: Como é descrita a Igreja pela
Bíblia?
R: A Igreja é descrita como o
corpo do qual Jesus é o cabeça e de que todas as pessoas batizadas são membros.
É chamada o povo de Deus, o Novo Israel, uma nação santa, um sacerdócio real e
o sustentáculo e fundamento da verdade. (I Coríntios 12.12-27; Efésios 5.25-27;
Gálatas 6.16; I Pedro 2.9; Gálatas 4.26; I Timóteo 3.15; Deuteronômio 7.6,
14.2)
P: Como é descrita a Igreja pelos
Credos?
R: A Igreja é descrita como una,
santa, católica e apostólica.
P: Por que dizemos que a Igreja é
una?
R: A Igreja é una porque é um
corpo sob uma só cabeça, nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 4.15 e 5.23)
P: Por que dizemos que a Igreja é
santa?
R: A Igreja é santa porque o
Espírito Santo habita nela, santifica os seus membros e nos leva a fazer as
obras de Deus. (I Coríntios 1.2 e 3.16)
P: Por que dizemos que a igreja é
católica?
R: A Igreja é católica porque
proclama a plenitude da fé a todos os homens até o fim dos tempos. (Judas 5.3)
P: Por que chamamos a Igreja
apostólica?
R: A Igreja é apostólica porque
continua no ensino e na comunhão dos apóstolos e é enviada a fim de cumprir a
missão de Cristo a todas as pessoas. (Atos 2.42; S. João 20.21-23; Efésios
2.20)
P: Qual é a missão da Igreja?
R: A missão da Igreja é restaurar
todas as pessoas para a união com Deus e uns com os outros em Cristo. (II
Coríntios 5.18-19)
P: De que forma a Igreja cumpre a
sua missão?
R: A Igreja cumpre a sua missão
pela oração e pelo culto, pela proclamação do Evangelho e pela promoção da
justiça, da paz e do amor.
P: Quais são os agentes da Igreja
no cumprimento de sua missão?
R: A Igreja cumpre a sua missão
pelo ministério de todos os seus membros.
O
MINISTÉRIO
P: Quem são os ministros da
Igreja?
R. Os ministros da Igreja são
leigos, bispos, presbíteros e diáconos. (S. João 20.21; Apocalipse 1.6; I Pedro
2.50-9; Atos 6.2-6, 14-23; II Timóteo 1.6; Tito 1.5)
P: Qual é o ministério do
laicato?
R. O ministério dos leigos é
representar Cristo e sua Igreja; dar testemunho de Cristo em todas as circunstâncias
e, segundo os dons recebidos, fazer a obra de reconciliação de Cristo no mundo
e tomar lugar na vida, adoração e governo da Igreja. (I Pedro 3.15, 4.10-11)
P: Qual é o ministério do Bispo?
R. O ministério do Bispo é
representar Cristo e sua Igreja, especialmente como apóstolo, sumo sacerdote e
pastor de uma diocese; conservar a fé, unidade e disciplina da Igreja toda;
proclamar a palavra de Deus; agir em nome de Cristo para reconciliar o mundo e
edificar a Igreja; e ordenar outros para continuar o ministério de Cristo.
P: Qual é o ministério do
sacerdote ou presbítero?
R: O ministério do presbítero é
representar Cristo e o seu povo, especialmente como pastor do povo;
compartilhar com o bispo a supervisão da Igreja; proclamar o Evangelho;
administrar os sacramentos e abençoar e declarar absolvição em nome de Deus.
P: Qual é o ministério do
diácono?
R. O ministério do diácono é
representar Cristo e a sua Igreja, especialmente como servo dos necessitados, e
auxiliar os bispos e presbíteros na proclamação do Evangelho e na administração
dos sacramentos.
ORAÇÃO
E ADORAÇÃO (CULTO)
P: O que é oração?
R. Oração é responder a Deus por
pensamentos e ações, com ou sem palavras. (Salmo 40.1; Lamentações 3.45; Salmo
123.1; S. João 16.23-24; Romanos 8.26-27)
P: O que é oração cristã?
R. A oração cristã é responder a
Deus, o Pai, mediante Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo.
P: Qual é a oração que Cristo nos
ensinou?
R. Nosso Senhor nos deu o exemplo
de oração conhecido como a Oração Dominical.
P: Quais são os principais tipos
de oração?
R. Os principais tipos de oração
são: adoração, louvor, ação de graças, penitência, oblação, intercessão e
petição.
P: O que é adoração?
R. Adoração é elevar o coração e
mente a Deus, sem nada pedir, senão o gozo da presença divina. (Salmos 25.1;
42.1-2; 63.1-4)
P: Por que louvamos a Deus?
R. Louvamos a Deus não para obter
alguma coisa, mas porque o Ser divino evoca o nosso louvor.
P: Por que oferecemos ação de
graças?
R. Oferecemos ação de graças a
Deus por todas as bênçãos desta vida, por nossa redenção e por tudo que nos
aproxima de Deus. (Salmos 92.1-5; 147.6-7; II Coríntios 4.15; Colossenses 3.17;
S. Mateus 26.26-29)
P: O que é penitencia?
R. Pela penitencia confessamos os
nossos pecados e fazemos restituição na medida do possível, na intenção de uma
vida melhor. (Salmo 51;32.5)
P: O que é oração de oblação
(oferta)?
R. Oblação é o oferecimento de
nós mesmos, as nossas vidas e trabalhos, em união com Cristo, para os
propósitos de Deus. (Romanos 12.1)
P: O que é intercessão e petição?
R. A intercessão coloca perante
Deus as necessidades dos outros; a petição as nossas próprias, a fim de que
seja feita a vontade de Deus. (I Timóteo 2.1-6; Filipenses 4.6; Romanos 8.34;
Hebreus 7.25)
P: O que é adoração incorporada
(culto comunitário)?
R. Pela adoração incorporada nós
nos juntamos a outros para confessar a santidade de Deus, ouvir a sua palavra,
oferecer oração e celebrar os sacramentos. (S. Mateus 18.19-20)
P: Por que guardamos o Domingo
como dia principal de culto?
R. Porque foi no primeiro dia da
semana que Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos (S. Marcos 16.2; S.
Lucas 24.1,13,30-32)
OS
SACRAMENTOS
P: O que são sacramentos?
R: Sacramentos são sinais
externos e visíveis de uma graça interna e espiritual, dados por Cristo como
meios seguros pelos quais havemos de receber essa graça.
P: O que é graça?
R: A graça é o favor de Deus para
conosco, não ganha nem merecida; por ela Deus perdoa os nossos pecados, ilumina
as nossas mentes, aviva os nossos corações e fortalece a nossa vontade.
(Romanos 5.15-18)
P: Quais são os dois grandes
sacramentos do Evangelho?
R: Os dois grandes sacramentos
dados por Cristo à sua Igreja são o Santo Batismo e a Santa Eucaristia.
O
SANTO BATISMO
P: O que é o Santo Batismo?
R: O Santo Batismo é o sacramento
pelo qual Deus nos adota como seus filhos e nos faz membros do Corpo de Cristo,
a Igreja. (S. João 3.5; Romanos 4.3-5; Tito 3.5-6; Atos 22.16)
P: Qual é o sinal externo e
visível do Batismo?
R: O sinal externo e visível do
Batismo é a água em que a pessoa é batizada em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo.
P: Qual é a graça interna e
espiritual do Batismo?
R: A graça interna e espiritual
do Batismo é a união com Cristo na sua morte e ressurreição, o nascimento na
Igreja, a família de Deus, o perdão dos pecados e a nova vida no Espírito
Santo.
P: O que se requer de nós no
Batismo?
R: Requer-se de nós que
renunciemos a satanás, o arrependimento de pecados e a aceitação de Jesus como
Senhor e Salvador (Atos 2.38) P: Por que, então, são batizadas as crianças?
R: As crianças são batizadas para
que possam fazer parte da Aliança, tornar-se membros de Cristo e obter a
redenção. (S. Marcos 10.13-16; Atos 2.39)
P: De que maneira são feitas e
cumpridas as promessas que dizem respeito às crianças?
R: As promessas são feitas no
lugar das mesmas pelos pais e padrinhos, os quais dão garantia de que as
crianças crescerão dentro da Igreja, a fim de conhecer Cristo e poder seguí-lo.
(Josué 24.15b; Atos 16.31-33; Colossenses 2.11-12)
A
SANTA EUCARISTIA
P: O que é a Santa Eucaristia?
R: A Santa Eucaristia é o
sacramento Instituído por Cristo como memória perpétua de sua vida, morte e
ressurreição até a sua segunda vinda. (I Corintios 11.23-26)
P: Por que dizemos que a
Eucaristia é um sacrifício?
R: A Eucaristia, o sacrifício de
louvor e ação de graças da Igreja, é o meio pelo qual o sacrifício de Cristo se
torna presente e o próprio Cristo nos une à oferta de si mesmo. (Compare I
Corintios 10.16 com 10.20-21)
P: Que outros nomes usamos para este
oficio?
R: A Santa Eucaristia é também
conhecida como a Ceia do Senhor e a Santa Comunhão, bem como a Liturgia Divina,
a Missa e a Grande Oferta ou oferenda (Anáfora)
P: Qual é o sinal externo e
visível da Eucaristia?
R: O sinal externo e visível da Eucaristia
é o pão e o vinho, dados e recebidos conforme a ordem de Cristo.
P: Qual é a graça interna e
espiritual dada na Eucaristia?
R: A graça interna e espiritual
da Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo, dados a seu povo e recebidos pela
fé. (I Corintios 10.16; 11.29)
P: Quais são os benefícios que
recebemos da Ceia do Senhor?
R: Os benefícios que recebemos
são o perdão dos nossos pecados, o fortalecimento da nossa união com Cristo e
uns com os outros, e o antegozo do banquete celestial que é o alimento da vida
eterna. ( S. João 6.54)
P: O que se requer de nós ao nos
aproximarmos da Eucaristia?
R: Requer-se que examinemos as
nossas vidas, nos arrependamos dos nossos pecados e estejamos em amor e
caridade com todas as pessoas. (I Corintios 11.28-29)
OUTROS
RITOS SACRAMENTAIS
P: Que outros ritos sacramentais
evoluíram na Igreja sob a direção do Espírito Santo?
R: Outros ritos sacramentais que
evoluíram na Igreja incluem a confirmação, a ordenação, o santo matrimônio, a
reconciliação de um penitente e a unção.
P: Como diferem estes dos dois
sacramentos do Evangelho?
R: Embora sejam meios de graça,
não são necessários da mesma maneira como o são o Batismo e a Eucaristia.
P: O que é a Confirmação?
R: A Confirmação é o rito pelo
qual declaramos o compromisso de adulto com Cristo e recebemos poder do
Espírito Santo pela oração e pela imposição das mãos de um bispo. (completa-se
assim a iniciação cristã iniciada no Batismo). (Atos 1.8; 8.14-17; 19.5-6;
Hebreus 6.1-2)
P: O que se requer dos
confirmandos?
R: Requer-se dos confirmandos que
sejam batizados, instruídos suficientemente na fé cristã, arrependidos dos seus
pecados e preparados para firmar a confissão de Jesus Cristo como Salvador e
Senhor.
P: O que é a Ordenação?
R: A Ordenação é o rito pelo qual
Deus confere autoridade e graça do Espírito Santo aos que são feitos bispos,
presbíteros e diáconos pela oração e pela imposição de mãos de bispo. (Atos
6.2-6, 14-23; I Timóteo 4.14; II Timóteo 1.6; Tito 1.5)
P: O que é Santo Matrimônio?
R: O Santo Matrimônio é o
casamento cristão, pelo qual um homem e uma mulher iniciam uma união
permanente, fazem seus votos perante Deus e a Igreja e recebem a graça e a
benção de Deus para ajudá-los a cumprir seus votos. ( S. Mateus 19.4-6: Efésios
5.31-32; S. Marcos 10.7-9; Gênesis 1.28 e 2.23-24)
P: O que é Reconciliação de um
Penitente (absolvição)?
R: A Reconciliação de um Penitente
ou a Penitência é o rito pelo qual os que estão arrependidos dos seus pecados
podem confessá-los a Deus na presença de um presbítero e receber a garantia do
perdão e a graça da absolvição. (S. João 20.21-23)
P: O que é a Unção de Enfermos?
R: A Unção é o rito de ungir os
enfermos com óleo ou impor as mãos, pelo qual a graça de Deus é dada para a
cura do espírito, mente e corpo. (S. Tiago 5.13-15; S. Lucas 10.9; S. Marcos
6.13)
P: A atividade de Deus se limita
a estes ritos?
R: Deus não se limita por estes
ritos; eles são exemplos das inúmeras formas pelas quais Deus usa as coisas
materiais para nos alcançar.
P: De que forma os sacramentos
são relacionados com a nossa esperança Cristã?
R: Os sacramentos sustentam a
nossa esperança no presente e antecipam o seu cumprimento no futuro.
A
ESPERANÇA CRISTÃ
P: O que é a esperança cristã?
R: A esperança cristã é viver
confiantemente na novidade e plenitude de vida, aguardar a vida de Cristo em
glória e o cumprimento do propósito de Deus para o mundo. (Filipenses 3.20-21;
I Tessalonicenses 4.16-18; Romanos 6. 23)
P: O que quer dizer a vinda de
Cristo em glória?
R: A vinda de Cristo em glória
significa que Cristo virá não em fraqueza e sim em poder, para fazer novas
todas as coisas. (Apocalipse 1.7; 21.1-8)
P: O que quer dizer o céu e o
inferno?
R: Pelo céu significamos a vida
eterna no gozo de Deus; pelo inferno significamos a morte eterna pela rejeição
de Deus. (Apocalipse 20.14)
P: Por que oramos pelos mortos?
R: Oramos por eles porque
continuamos a amá-los e porque cremos que, na presença de Deus, aqueles que
decidiram serví-lo, hão de crescer no seu amor até que o vejam como ele é.
(Filipenses 1.6)
P: O que quer dizer juízo final?
R: Cremos que Cristo virá em
glória para julgar os vivos e os mortos. (II Corintios 5.10; S. João 5.25-29)
P: O que quer dizer a
ressurreição do corpo?
R: Significa que Deus nos
ressuscitará da morte na plenitude do nosso ser, a fim de vivermos em Cristo,
na comunhão dos santos. (Efésios 3.21)
P: O que é a comunhão dos santos?
R: A comunhão dos santos é toda a
família de Deus, os vivos e os mortos, os que amamos tanto quanto os que
prejudicamos unidos em Cristo pelos sacramentos, pela oração e pelo louvor.
P: O que quer dizer vida eterna?
R: Significa uma nova existência,
na qual ficamos unidos com todo o povo de Deus, na alegria do pleno
conhecimento e amor de Deus e uns dos outros.
P: Qual é, então, a nossa certeza
como cristão?
R: A nossa certeza como cristãos
é que nada, nem a própria mente, nos poderá separar do amor de Deus que está em
Cristo Jesus nosso Senhor. Amém (Romanos 8.38-39; S. João 6.47, 10.27-28).
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