História e Principios




QUEM SOMOS?

A Ordem Anglicana Filhos da Promessa (OAFIP) é uma Ordem Religiosa. Ordens religiosas é a forma mais comum da vida consagrada na Igreja. Segundo nossa hierarquia, os Missionários (que compõem a ordem religiosa) podem ser leigos ou clérigos consagrados. Eles vivem em comunidades comuns espalhadas pelo mundo, e seguem a regra religiosa.

Vida Consagrada! 

Vida Consagrada é o nome que a se dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio futuro no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristiformização em vista do serviço à Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.

Existem duas realidades, Vida e Aliança. O exemplo acima se encaixa nos moldes daqueles que optaram por ser "Comunidade de Vida". No entanto, a vida consagrada também se estende aos que são "Comunidade de Aliança", onde os que vivem essa realidade permanecem com sua "vida secular", mas tendo uma posição e opção diferente mediante ao mundo. Um sinal do Eterno no meio comum.

A vida consagrada deve ser vista como "uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo"

As pessoas consagradas, que podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres, agrupam-se em institutos de vida religiosa (ordens religiosas e congregações) ou em institutos seculares, existindo, porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não-consagrados. Existem vários institutos de vida religiosa.

O QUE CREMOS?

Consulte o Credo Niceno e o Credo dos Apóstolos.

LITURGIA

A palavra liturgia (do grego λειτουργία, "serviço" ou "trabalho público") compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular. Culto litúrgico, especialmente a Liturgia da Eucaristia (ou seja, a Santa Missa) é celebrada no rito gerado dentro da OAFIP, dependendo das necessidades e desejos da comunidade local, e com aprovação do Bispo Diocesano. O culto litúrgico é a escolha de cada sacerdote e congregação a condução dos serviços de sua própria escolha, incluindo os serviços cristãos contemporâneos, que são completamente não-denominacionais na natureza.

Infalibilidade

A OAFIP acredita que Cristo chama cada um de nós, com um dom gratuito, para ser igual aos outros membros do seu Corpo Místico. Nenhum indivíduo, independentemente da posição na Igreja, incluindo o Bispo de Roma (o papa), recebe uma infalível introspecção pessoal na mente de Deus em virtude de sua chamada ou posição na Igreja. Pelo contrário, o Espírito Santo inspira cada pessoa, leigos, religiosos e clero, com os presentes para a construção do Reino de Deus (cf. 1 Cor 12). Segundo o Plano do Espírito para o Povo de Deus. O clero é ordenado como líderes e professores do Evangelho, não como príncipes, ou árbitros infalíveis da opinião teológica. É dever de cada pessoa, sob a orientação do ensino de sua Igreja, informar-se através da oração e estudo, e chegar a uma compreensão da Verdade revelada ao nosso mundo por Jesus Cristo, e de aplicar os seus dons individuais para a construção do Reino de Deus. Cristo comprometeu-se com seus apóstolos em um ministério de ensino que, por sua vez, passou a seus sucessores, os Bispos. É, portanto, o carisma sacramental dos Bispos da Igreja, agir em um consenso moral, definindo as crenças de suas Igrejas e regular os sacramentos, para ser aceito como matéria definida da Fé e verdade infalível. Postulados teológicos, no entanto, exigem um consenso moral de todos os bispos e também deve ser recebido como verdade inerrante pelo Povo de Deus. Assim, eles não podem ser impostos ao povo de Deus pelas ações de qualquer pessoa, independentemente da sua função ou cargo nas suas Igrejas, incluindo o Bispo de Roma (o papa). A OAFIP, por isso, rejeita completamente o dogma imposto da infalibilidade do bispo de Roma, sobre os demais bispos devido à incumbência ou função, por mais santos que eles sejam em relação à sua supremacia sobre os outros bispos. Bem-vindo à OAFIP congratula-se com todas as pessoas pela sua participação na vida e nos sacramentos da OR, pedindo apenas conduta biblicamente moral que é apropriado para todos os cristãos. A chamada para ser um cristão implica em comportamentos morais e éticos que flui de uma consciência formada pela oração e estudo. Embora não seja a função da OAFIP ser crítica quanto à conduta de membros individuais, isso não deve ser visto como apoio de conduta imoral de qualquer tipo, mas como um reconhecimento de que somos incompetentes e indignos de julgar o outro. É, antes, a função da OAFIP oferecer instrução e orientação de um modo cristão de vida, para que aqueles a quem Ele chama possam levar uma vida à imitação de Cristo por Amor a Deus e não por medo da condenação, nem da censura por suas irmãs e irmãos (cf. Mt 7:1-5, João 8:7.).

Divórcio e novo casamento e Sacramentos

O divórcio geralmente não é um impedimento para novo casamento na OAFIP, e não há um impedimento para a recepção dos sacramentos.

COMPROMISSOS DE VIDA ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

A OAFIP acredita que o amor entre um homem e uma mulher é uma dádiva de Deus. Acreditamos que o compromisso no amor entre um homem e uma mulher também deve ser abençoado por Deus através da Igreja. Os membros da OAFIP, por conseguinte, que realizam casamentos por outros sindicatos o fazem por convicções baseadas em suas OR de origem permanecendo a ordem em estado de respeito sem quaisquer partidos.

Admissão às Ordens Sacras

Para mais detalhes sobre incardinação do Clero ou admissão dos candidatos às ordens sacras entrem em contato com um de nossos Bispos e leia as nossas exigências para a Ordenação.

RELAÇÕES COM AS IGREJAS 

Saudamos todos os que vêm a nós, em nome do Senhor. Acreditamos que a honra de todas as comunidades de fé é adorar ao Deus único. Estendemos-lhes os meus sinceros laços de amor e companheirismo. Eles são nossos irmãos e irmãs em nosso Deus comum. (cf. Mc 9:40). A OAFIP é uma organização religiosa, uma OR Anglicana Cristã. Congratulamo-nos à mesa do Senhor todos os batizados. Os cristãos que abordá-lo com reverência, independentemente da sua filiação atual eclesiástica. Divórcio e novo casamento não são impedimentos para a recepção da Eucaristia (Mateus 10:8).

PENITÊNCIA E RECONCILIAÇÃO 

Todas as pessoas pecam. O pecado é uma triste, mas parte inerente da natureza humana que ainda não foi totalmente alinhada com a Vontade de Deus. Como pecadores, reconhecemos a necessidade de arrependimento e reordenação de nossas vidas, mas também a confiança no amor infinito e o perdão de nosso Senhor. A reconciliação é o grande sacramento pelo qual aqueles que se desviaram do caminho que desviou são reunidos e reconciliados com o Senhor e Seu povo. Membros das Igrejas Aqueles que podem sentir que a OAFIP oferece-lhes a espécie de comunidade que eles estão procurando são convidados a contatar um de nossos Irmãos da OAFIP para obter informações sobre se juntar a nós.

Um comentário: